Cada vez mais brasileiros optam por estudar fora do país. Os destinos e cursos são variados, mas os objetivos são os mesmos: ganhar fluência em um segundo idioma, enriquecer o currículo profissional, conhecer novas culturas e ganhar experiência. De acordo com dados cedidos pela organização do Salão do Estudante, maior evento de Educação internacional da América Latina, cerca de 365 mil brasileiros foram fazer algum tipo de curso no exterior em 2013. O ranking aponta os cinco países mais visitados: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido e Irlanda.
Quando o assunto é o tipo de curso mais procurado, os dados revelam que o intercâmbio com duração de três a seis meses ainda é o preferido dos brasileiros. Porém, de acordo com seu coordenador, Samir Zaveri, o evento observou nas duas últimas edições um crescimento na procura por cursos de graduação e pós-graduação. “Esse aumento foi de 20%, em relação aos últimos dois anos. As oportunidades são excelentes e o mito de que fazer faculdade em outro país é muito caro não tem mais fundamento”, revela Samir.
Todas essas questões sobre como encontrar o melhor curso no exterior serão apresentadas no Salão do Estudante. O evento, que está em sua 19ª edição, acontecerá no mês de março em sete capitais brasileiras (São Paulo, Recife, Salvador, Curitiba, Rio de janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre) e conta com instituições de ensino dos quatro cantos do mundo.
Além dos cursos de idiomas, intercâmbio e high school, diversas instituições oferecerão os cursos “casadinhos” nas áreas de negócios, gastronomia, cinema, fotografia, esportes radicais e até golf. O Salão do Estudante recebeu 20 mil visitantes em sua última edição e espera receber cerca de aproximadamente 30.000 estudantes paulistanos.