Ciência Sem Fronteiras é um dos desafios de 2012 para a educação

A  presidenta da República, Dilma Rousseff, assinou nesta terça-feira (13) um decreto que regulamenta o Programa Ciências sem Fronteiras e lançou as chamadas para concessão de 13 mil bolsas de estudos no exterior. O programa dará prioridade a estudos ligados às ciências básicas (matemática, física, química e biologia), engenharias e cursos tecnológicos. Serão concedidas mais de 100 mil bolsas de estudo no exterior até 2015.

Saiba mais sobre o programa: Ciência sem Fronteiras

Para o educador Edson Machado, o programa é importante para o Brasil e a iniciativa é louvável.  “O país realmente precisa de um número maior de pessoas treinadas no exterior. Um número maior do que aquele que vem sendo conseguido com os programas normais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)”, destaca Edson. O educador lembra ainda que o último grande esforço de aumentar o número de estudantes brasileiros fora do país foi feito durante o governo Geisel, quando foram definidos os papeis da Capes e CNPq nesta área. “Antes, em vez de agir de forma complementar, as duas agências do governo competiam entre si”, afirma.

O outro lado da questão é o problema da qualidade do ensino. A grande expansão do acesso a graduação nos últimos anos propiciou a criação de dezenas de instituições e cursos que não apresentam níveis satisfatórios de qualidade. “Acho um erro o programa Ciência sem Fronteiras colocar como requisito para a concessão das bolsas a nota do candidato no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).  Sabemos que a avaliação ainda não é um instrumento confiável e corre-se o risco de deixar de fora alunos talentosos”, conclui Edson.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s